Gasolina: a não conformidade mais comum na gasolina é provocada pela adição excessiva de etanol anidro combustível, sendo detectada pelo ensaio de teor de etanol anidro combustível – teste da proveta.

Etanol Combustível: a maioria das não conformidades verificadas no etanol hidratado combustível está relacionada ao teor alcoólico (detectado com a verificação da massa específica e da temperatura) e à condutividade elétrica, que podem ser ocasionadas pela contaminação ou adição de água ou de outro produto aquoso. Também pode ocorrer adição indevida de metanol, que é um álcool extremamente tóxico à saúde humana, podendo causar cegueira, irritação das mucosas e até mesmo a morte.

Óleo diesel: as principais não conformidades são teor de biodiesel, pela adição incorreta do percentual estabelecido na legislação; ponto de fulgor, devido à contaminação com produtos mais leves, como a gasolina ou o etanol combustível; teor de enxofre, pela contaminação do óleo diesel B S-10 com o S-500 ou utilização de um óleo diesel com maior teor de enxofre do que o permitido pela ANP no município; e aspecto, por eventual contaminação, presença de água livre, ou problemas no sistema de filtragem.

Fonte: Cartilha do Posto Revendedor de Combustíveis – 6a Edição – ANP