Operação “Energia Segura” encontra irregularidades em fios e cabos elétricos na capital e interior de São Paulo.

Fios e cabos elétricos estão entre os materiais mais importantes que formam a instalação elétrica de um imóvel. Risco da compra de um material inadequado pode levar ao superaquecimento da fiação elétrica e provocar incêndio

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, integrou a operação especial “Energia Segura” do Inmetro, em fios e cabos elétricos, no período de 7 a 11 de novembro, na capital e nas cidades de Artur Nogueira, Bofete e Jales. As equipes de fiscalização estiveram em 33 estabelecimentos e detectaram erros em 2 (6%). Foram analisados 2.183 produtos sendo 22 reprovados (1%).

Os fios e cabos elétricos estão entre os materiais mais importantes que formam a instalação elétrica de um imóvel. Eles são os responsáveis por levar a energia desde o ponto de entrada até os pontos de utilização como as tomadas e os interruptores. Para que a instalação seja segura e funcione corretamente é importante que as características dos cabos elétricos estejam em conformidade com os requisitos exigidos pela legislação do Inmetro, órgão no qual o Ipem-SP é delegado no Estado de São Paulo.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.